Semestre Disciplina Ementa
 1º Semestre Introdução a Sociologia O campo e o objeto da sociologia. História da sociologia. As contribuições de Durkheim: o método; a divisão do trabalho social e a sociedade industrial; representações sociais, consciência coletiva e bem comum. O pensamento de Max Weber: sociologia compreensiva; ação e relação social; formas de poder e autoridade; racionalização e burocracias; o homem da ciência e o homem da política. A sociologia de Marx: materialismo histórico e dialético; trabalho e relações de produção. Estado, luta de classes, ideologia e revolução.
Metodologia da Pesquisa Social Abordagens qualitativas em Ciências Sociais: estudo de caso, pesquisa histórico-sociológica, pesquisas etnográficas. Planejamento e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa: observação, entrevista, análise documental, análise de conteúdo, análise de discurso. Pesquisa quantitativa: fontes de dados, universos, amostras, associações entre variáveis, tabelas e gráficos. Experimentos, quase-experimentos e controle estatístico.
Sociologia Política

A política como objeto de estudo sociológico. Poder, Estado e sociedade. Dominação. Hegemonia. Esfera Pública e Sociedade Civil. Perspectivas da Sociologia Política contemporânea.

 2º Semestre  Educação e Sociedade Interpretar a relação educação e sociedade e educação e sociologia. Estudo sobre o tratamento teórico recebido pela educação no discurso sociológico dos autores da sociologia contemporânea.

Sociologia contemporânea

Principais debates da sociologia no século XX e princípio do século XXI: funcionalismo, estrutural-funcionalismo, interacionismo simbólico, Marxismo ocidental. As principais correntes sociológicas contemporâneas: Pierre Bourdieu e a gênese e a reprodução social. Anthony Giddens e a modernização reflexiva e o pós-tradicionalismo. C. Wrigt Mills e o artesanato intelectual. Pós-estruturalismo e pós-colonialismo.
Cultura e sociedade Estudo sobre a constituição de representações sociais oriundas da estrutura social e que geram fontes de pertencimento com base em diversas categorias, tais como gênero, etnia, classe, geração, região, entre outros, e que oferecem discursos e vivências comuns, capazes de orientar a intervenção social que são categorizados como cultura.
 3º Semestre Pensamento social brasileiro Apresentação do pensamento sociológico brasileiro, considerando suas origens, desenvolvimento, formas de estudo e principais focos analíticos.
Mundo do trabalho Estudo da categoria trabalho como central para o desenvolvimento do valor e sustentação do capitalismo histórica e contemporaneamente. Diferenciação entre trabalho produtivo e improdutivo. Relação com o ambiente organizacional e formas de precarização contemporânea. Características da execução do trabalho no país. Constituição de classe social.
Ambiente e sociedade Abordagem sociológica sobre o ambiente e interação com o meio social. Formas de ação do Estado e Sociedade civil sobre o ambiente. Compreensões teóricas e políticas sobre desenvolvimento.
Monografia Execução de pesquisa científica com temática sociológica.