Semestre | Disciplina | Ementa |
1º Semestre | Introdução a Sociologia | O campo e o objeto da sociologia. História da sociologia. As contribuições de Durkheim: o método; a divisão do trabalho social e a sociedade industrial; representações sociais, consciência coletiva e bem comum. O pensamento de Max Weber: sociologia compreensiva; ação e relação social; formas de poder e autoridade; racionalização e burocracias; o homem da ciência e o homem da política. A sociologia de Marx: materialismo histórico e dialético; trabalho e relações de produção. Estado, luta de classes, ideologia e revolução. |
Metodologia da Pesquisa Social | Abordagens qualitativas em Ciências Sociais: estudo de caso, pesquisa histórico-sociológica, pesquisas etnográficas. Planejamento e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa: observação, entrevista, análise documental, análise de conteúdo, análise de discurso. Pesquisa quantitativa: fontes de dados, universos, amostras, associações entre variáveis, tabelas e gráficos. Experimentos, quase-experimentos e controle estatístico. | |
Sociologia Política |
A política como objeto de estudo sociológico. Poder, Estado e sociedade. Dominação. Hegemonia. Esfera Pública e Sociedade Civil. Perspectivas da Sociologia Política contemporânea. |
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2º Semestre | Educação e Sociedade | Interpretar a relação educação e sociedade e educação e sociologia. Estudo sobre o tratamento teórico recebido pela educação no discurso sociológico dos autores da sociologia contemporânea. |
Sociologia contemporânea |
Principais debates da sociologia no século XX e princípio do século XXI: funcionalismo, estrutural-funcionalismo, interacionismo simbólico, Marxismo ocidental. As principais correntes sociológicas contemporâneas: Pierre Bourdieu e a gênese e a reprodução social. Anthony Giddens e a modernização reflexiva e o pós-tradicionalismo. C. Wrigt Mills e o artesanato intelectual. Pós-estruturalismo e pós-colonialismo. | |
Cultura e sociedade | Estudo sobre a constituição de representações sociais oriundas da estrutura social e que geram fontes de pertencimento com base em diversas categorias, tais como gênero, etnia, classe, geração, região, entre outros, e que oferecem discursos e vivências comuns, capazes de orientar a intervenção social que são categorizados como cultura. | |
3º Semestre | Pensamento social brasileiro | Apresentação do pensamento sociológico brasileiro, considerando suas origens, desenvolvimento, formas de estudo e principais focos analíticos. |
Mundo do trabalho | Estudo da categoria trabalho como central para o desenvolvimento do valor e sustentação do capitalismo histórica e contemporaneamente. Diferenciação entre trabalho produtivo e improdutivo. Relação com o ambiente organizacional e formas de precarização contemporânea. Características da execução do trabalho no país. Constituição de classe social. | |
Ambiente e sociedade | Abordagem sociológica sobre o ambiente e interação com o meio social. Formas de ação do Estado e Sociedade civil sobre o ambiente. Compreensões teóricas e políticas sobre desenvolvimento. | |
Monografia | Execução de pesquisa científica com temática sociológica. |
Estrutura Curricular
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- Escrito por Sergio Botton Barcellos
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